Em 2019 a GWM criou a ORA, uma subdivisão exclusiva de carros elétricos urbanos que nasceu de uma parceria com a BMW na China. Agora, após iniciar operações em alguns países da Europa, a marca se prepara para desembarcar no Brasil, no momento em que a GWM acelera suas operações por aqui, prometendo a chegada de 10 lançamentos.
Durante o último episódio do Podcast #ElectricDays, o InsideEVs Brasil conversou com Oswaldo Ramos, CCO da GWM no Brasil, onde o executivo falou sobre a estratégia de operação, pós-venda, análise do nosso mercado, eletrificação e, por fim, a confirmação da vinda da submarca Ora ao Brasil.
"Ora faz parte dos 10 lançamentos em 3 anos"
"a gente entende que elétrico é urbano, tem uma pegada bem esportiva, bem jovem"
Além de confirmar o lançamento da marca de carros elétricos, Osvaldo destacou que para o Brasil não existirá a nomenclatura do 'gato' usada na China e alguns mercados (Good Cat, White Cat, Punk Cat, Funky Cat...). Por aqui, os modelos serão designados por siglas, segundo o executivo.
A sequência de lançamentos para o nosso mercado ainda não foi revelada de forma oficial, mas pelo que apuramos o primeiro a chegar será o Ora Good Cat, um hatchback elétrico de porte compacto que, inclusive, já teve a patente registrada no Brasil.
Medindo 4,23 metros de comprimento e com 2,65 metros de distância entre-eixos, o carro elétrico da Ora tem porte ligeiramente superior a de modelos como Peugeot e-208 e Renault Zoe, por exemplo.
Revelado ao público no Chengdu Auto Show em 2020, o elétrico tem visual de linhas arredondadas e com uma certa inspiração em modelos Porsche, dependendo do ângulo em que é visto, o que é natural, afinal o seu designer, Emanuel Derta, já passou pela montadora alemã.
Ele é movido por um motor elétrico de 145 cv ou 173 cv, dependendo da versão, com velocidade máxima limitada a 160 km/h em ambos os casos. Estão previstas duas versões de bateria com 49 e 63 kWh (brutos), que devem resultar em autonomia em torno de 300 e 400 km, respectivamente, ambas fornecidas pelo fabricante chinês CATL.
GWM - Ora Funky Cat GT (2023)
O carregamento é feito com corrente alternada de até 22 kW ou na estação de carregamento rápido de corrente contínua (67 kW). O suficiente para recarregar a bateria menor de 0 a 80% em 45 minutos, ou dez minutos a mais para a bateria de maior capacidade.
Em uma prévia pouco antes do IAA Mobility, nossos amigos do InsideEVs Alemanha tiveram contato com primeiro modelo da submarca, o Ora Cat, com boas impressões sobre o modelo, e que você pode conferir no primeiro link abaixo.
O Ora Funky Cat (Good Cat) também foi muito bem avaliado nos testes do Euro NCAP, recebendo cinco estrelas, a nota mais alta: 92% de pontuação na proteção para adultos, 83% na segurança em acidentes infantis, 74% para proteção passiva para pedestres e 93% na excelência de equipamentos de segurança.
O Ora Good Cat é produzido na nova fábrica da GMW Taizhou Smart Factory, na China, desde 2020. Vamos acompanhar de perto as novidades sobre modelos, versões disponíveis, datas e preços para o nosso mercado.
ElectricDays Podcast #06: Estratégia da GWM para o Brasil e carros elétricos
Entrevistamos Oswaldo Ramos, o homem à frente da operação da GWM no Brasil: histórico, estratégia da marca e eletrificação:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ora 03 ganha edição especial com visual exclusivo na China
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Fabricante de baterias da GWM encerra operações e projetos na Europa
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
GWM expande rede de carregamento rápido em parceria com Iguatemi
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
GWM oferece 100% da Tabela Fipe na troca por Haval H6 e Ora 03 0KM